Sunday, April 1

Nelson - Cable Bay; 24,5kms

Marco 30 e 31

Em pouco mais de uma hora estou em Cable Bay. E finalmente, tive o primeiro incidente mecanico: parti nao um raio, mas um "nipple" (as pequenas pecas que prendem os raios a jante). E claro que tinha de ser na roda de tras, e do lado da transmissao (sao os mais stressados por causa da assimetria de tensao). Nao e grave mas obrigou-me a extrair a cassette para substituir nipple e tambem o raio, cuja rosca nao estava em estado de ser re-utilizado.

Que spot! Estou instalado numa "cabana" no jardim de uma das casa mais bem localizadas que alguma vez vi.

Um alto em cima do mar, com janelas enormes cheias da vista de um pequeno estuario, a ilha de Pepin, e o mar aberto emoldurado de um lado pelas falesias da costa de Malborough Sounds. Um autentico jardim recreativo para pequenos barcos.



E depois eles teem dois barracoes cheios de kayaks variados e pequenos barcos de varios tipos. No meu dia de anos, damos meia volta a ilha com pouco vento mas um swell enorme, vemos focas a fazer a sesta, passaros e a vista incomparavel do mar e da ilha e dos passaros. Fazemos algumas passagens entre os rochedos, algo intimidante dada a rebentacao, e consegumos aterrar numa pequena enseada de calhau para esticar as pernas e comer. Tudo isto impossivel sem a enorme experiencia, e conhecimento intimo do local, do Nick. Um ex-Schlumberger com quem me dei lindamente, e um homem com uma vida de experiencia em tudo o que tem a ver com o mar, desde navios scientificos no mar do sul, a plataformas de petroleo, catamarans e canoas Aprendi imenso com ele sobre tantos assuntos em torno de estar no mar. Desde meteorologia, a concepcao de barcos, planeamento e gestao de risco em passeios de kayak, construcao etc.

A volta tenho direito a meia hora de instrucao em surf com kayak. Felizmente as ondas sao pequenas, porque nao e nada obvio com um enorme kayak de mar de 5 metros. Viro-me varias vezes, ate finalmente conseguir acertar com o "timing" e a tecnica de apoio na onda com o barco atravessado. Girissimo e o tipo de experiencia que nunca conseguiria adequirir sozinho. Unico ponto menos positivo foi ter pisado varios ouricos, com o qual passei uma parte do serao a escavar os pes para tentar tirar os picos...

Na manha seguinte fui "largado" num kayak mais desportivo dentro do estuario e fui brincar sozinho com o vento bastante forte. Fazer experiencias de equilibrio direccional com um casco que em vez de leme tinha um "skeg" ajustavel. Nunca tinha usado um barco assim e fiquei completamente conquistado: leve, manobravel, nervoso, mas tambem se consegue uma estabilidade direccional "de comboio" com afinacao do skeg, sem as complicacoes e vulnerabilidades dos lemes.

Com o tempo a estragar-se outra vez, passei a tarde e o serao a discutir barcos com o Nick e acabei convidado para jantar em casa deles para celebrar os meus anos! Simpaticos, ofereceram-me um livro do Bruce Chatwin que ha anos queria ler.

Resumindo, "my kind of place and people". Tive pena de nao ficar mais, e continuar a aprender.

No comments: