Monday, April 2

Havelock - Picton; 36,7kms

Abril 02

So saio de Havelock a meio da manha. Um pesado ataque de preguica deixa-me estendido num "transat" a beber cha ao sol no deck do backpacker. A verdade e que poucos quilometros me separam do fim e falta-me coragem para acabar com a minha existencia de vagabundo auto-movido.

Dificilmente poderia ter pedido um melhor dia final para a viagem. Marlborough Sounds e uma enorme zona de mar abrigada, toda ela retalhada em finos "recortes", que fazem muito lembrar fjords torcidos. E tive ceu aberto, simplesmente decorado com meia duzia de cumulus fofinhos, uma leve aragem, e temperatura sempre fresca.


A estrada segue o rendilhado da costa densamente florestada, num sobe e desce que me faz trabalhar, mas hoje nao incomoda. Antes pelo contrario, pedalo forte nas curvas e contra-curvas para gozar o caminho. Como que para melhor sentir e gravar em mim a memoria desta viagem cujo fim acabo por acelerar.

Paro imenso para encher os olhos, tirar uma fotografia, observar a descolagem de um pequeno hidroaviao, ou a manobra de um barco.

Ha duzias de pequenas baias e enseadas polvilhadas de barcos fundeados. De vez em quando surgem diminutas praias douradas, como leves pinceladas de cor entre o verde forte da floresta e o turquesa da agua.
A estrada e tao enrodilhada que cada curva oferece uma perspectiva diferente, descobrindo mais um local escondido atras do proximo promontorio. Ha grupos de casas a beira-mar, e outras plantadas em andas a meio das enocstas escarpadas. De longe o meio de acesso mais eficiente sao os "watertaxis", rapidas lanchas de aluminio. Um paraiso maritimo, e ainda por cima no meio da zona mais solarenga da NZ.


Chego depressa demais a Picton, que e uma vila que nao seria nada nao fosse ser o porto onde chegam os ferries da ilha do norte. Trato de me instalar no quarto de hoje, despachos os afazeres domesticos e vou afogar as magoas (e repor calorias) com um solido "fish and chips".

Sem os quilometros diarios, ou mudo rapidamente de habitos alimentares ou vou arredondar muito depressa :) Amanha apanho o barco para Wellington onde vou passar a semana. Tenho curiosidade de finalmente ver uma verdadeira cidade kiwi, e ha imenso para visitar e fazer, mas mesmo assim ja estou com saudades de andar na estrada aberta.

No comments: