Dunedin; "Edinburgh do Sul"
Bom o principal ja esta: tenho a bicicleta em estado de continuar e ja tratei da saida. Agora posso disfrutar de mais um dia a deriva.
Os da loja foram impecaveis a comecar pela chefe dos mecanicos que era uma menina australiana, sim que isto aqui os cromossomas X e Y influenciam pouco a profissao. Ja vi mulheres pintoras e carpinteiras a trabalhar nas obras, montes de taxistAs... Emprestaram-me o que precisava e um canto de oficina, e deixaram-me em paz para desmontar e instalar o necessario. A bicicleta ficou optima, ja me tinha esquecido como uma transmissao afinada e em bom estado tem um funcionamento suave e silencioso. A tal ponto que ia atropelando uma senhora que atravessou a minha frente sem olhar... Estou, sem grande sucesso, a tentar adaptar-me a transito e circulacao de cidade mas ainda estou muito camponio.
Os carros sao realmente inesperados, esta cheio de japoneses "tuning-ados". Imprezas de corrida, Skylanes e outros Hondas e Mitsubishis cheios de asas, saias, jantes, escapes do diametro de esgotos, estereofonias demolidores e adolescentes borbulhentos. Aqui guiam a partir dos 15 e passar a carta e um sistema comprido de exames teoricos, SO. NAO HA EXAME DE CONDUCAO! Como guiam a esquerda, e teem uma politica de tarifas alfandegarias baixas, devem beneficiar do mercado japones na compra de bombas que raramente chegam a europa.
Hoje, sexta a noite parece um filme americano, com os miudos em pleno "cruising" nocturno os carros cheios de malta, a "musica" a entornar ca para fora, e algumas bocas de passagem. Ate um Bel-Air vi passar, resplendente com as suas barbatanas. Uma coisa mostra que estamos no seculo 21: quando olho para dentro dos carros vejo frequentemente 4 ou cinco pontos luminosos que sao os ecrans dos telemoveis acesos enquanto cada um liga para fora do carro.
Alternativamente, e mais ao meu coracao, veem-se imensos calssicos amorosamente restaurados, que parecem rondar em manadas: ja por tres vezes fui ultrapassado por caravanas de carros antigos (uma vez MG's variados, outra meia duzia de Triumph TR e, finalmente, um pequeno grupo de Austin-Healeys). Tambem ja vi Mercedes anos 50, Morris Minor, carochas e bastantes Figaros e S-Cargos, e inumeros muscle cars americanos.
Depois de duas semanas no campo, Dunedin tem um impacto citadino, mas na realidade e um centro bonito de ruas e lojas com edificios baixos, alguns de arquitectura edwardiana bastante bonita. Absorve-se o centro em dois dias, e uma tarde na zona comercial e o suficiente para comecar a re-encontrar as mesmas caras na rua. A serio.
Ha restaurantes de tudo, ja jantei Khmer e Turco. No ultimo tinham pilhas de livros velhos sobre a Turquia para os clientes lerem. Li o primeiro capitulo de um em que o autor analisava se os Turcos podiam ou nao ser considerados europeus; religiao, presenca historica e relacao com a europa crista, origens das varias etnias, cultura etc. Tratando-se do correspondente do Times em Istanbul nos anos 60, foi engracado ver que, como nao podia deixar de ser, as questoes principais se manteem.
Como tem a universidade mais antiga da NZ, tem finalmente livrarias decentes e nao resisti, tenho mais tres livros para transportar. Depois tenho de mandar para casa por correio, e uma forma estupida e cara de comprar livros mas e mais forte do que eu, tenho de poder ler um bocadinho.
Vou de facto sair no Domingo pelo Taieri Gorge Railway ate Middlemarch a sessenta e poucos kms, onde recomecarei a pedalar. Dai, 4 a 5 dias por Cromwell ate Queenstown ou Wanaka, ou talvez as duas. O planeamento como se ve, e "flexivel" para adaptar ao tempo, pernas, humor etc. mas a direccao geral e conhecida, que e o que importa.