Friday, March 23

Hokitika - Punakaiki; 84,3kms

Marco 23

Nao tinha forma de saber, mas este foi o dia que me fez vir ao West Coast. Que dia.




Logo de manhazinha, ja estava sol e uma leve aragem de Sul, finalmente. Arranquei que nem um foguete para aproveitar ao maximo antes que se estragasse, e cheguei a Greymouth, quase 4okms, em menos de duas horas!

Como o nome sugere, trata-se de uma vila maioritariamente cinzenta, mesmo com nesta manha radiosa, excepto o cafe onde paro que estava pintado de verde lima berrante. Um excelente latte e um melhor e colossal brownie, e ja tinha calorias para me chegar ate Wellington :)



Comecou ai a mais bonita estrada de costa que se pode imaginar. Eu tinha visto fotografias mas ao vivo e melhor, e era tudo como imaginava. recortada por falesias, rebentacao tripla, com rochedos enormes e falesias cobertas de vegetacao. So tenho pena que a bruma no ar, e a minha falta de jeito, tenha feito com que nao conseguisse fotografias que facam justica a paisagem.



Umas horas mais a frente, um ponto de venda de gelados coincidia, nao por acaso, que os Kiwis sao muito profissionais na extraccao do dolar turistico, com as "Pancake Rocks". Nao me fizeram nada pensar em panquecas, e eu penso facilmente em panquecas, mas eram lindas mesmo assim. Uma zona de formas complexas em rocha muito estratficada em camadas muito finas, ca para mim mais para o lado da massa folhada.



Dormi num backpacker que talvez tenha sido o mais interessante, bonito e agradavel de todos. Tinham uma serie de pequenas casas de madeira em andas literalmente enterradas na floresta. Estamos a falar de floresta impenetravel, o acesso faz-se por caminhos em tuneis mantidos na vegetacao, com pequenos candeeiros no chao para iluminar. So se ve o "poiso" quando se chega a porta, e nao ha forma de ver ou ouvir as outras casas. Genial estar na varanda, um deck suspenso no ar, com os fetos a invadirem e a quase a sentir o aperto das arvores.


Passei um serao simpatico a aprender sobre os aborigenes australianos com um australiano que trabalha com eles numa area enorme num raio de 1000kms a volta de alice Springs. Aprendi mais numa noite do que numa vida de ver documentarios. Sobre a visao do mundo e existencia que evoluiram naquele ambiente terrivel. Percebi melhor a total inadaptacao ao mundo ocidental, nao so do seculo XXI mas provavelmente varios mais anteriores, da sua forma de ser, personalidade, cultura e valores. Nao admira que ninguem saiba o que fazer.

No comments: