Wednesday, March 28

Glenhope - Nelson; 82,5kms

Marco 27 e 28

Mais uma vez, cai na paranoia das conversas sobre as "enormes subidas a vir" com gente de Murchison. Ha duas "selas" para passar logo a seguir ao rio Hope, e isto num dia de 85kms, que segue quatro dias seguidos relativamente cansativos... Resultado, decidi deixar tempo para ir seguro e calmo e ainda nao eram oito da manha ja me tinha posto a andar.



Ate foi bom porque, embora estivesse francamente frio, o sossego foi delicioso, a pedalar devagarinho e sem transito nenhum, ouvindo o "dawn chorus" da passarada kiwi que ainda tem um som exotico para mim. As subidas nao tinham nada de especial, uma era algo mais comprida mas ambas bastante graduais e "possiveis" e as descidas eram enormes e muito divertidas. Daqui para a frente, indo eu para a costa, estava sempre mais ou menos a descer e nao demorei muito ate ter a minha primeira vista da costa norte.


Os "suburbios" de Nelson, para mim uma grande metropole de 40,000 habitantes, sao principalmente compostos de vinhas e quintas de produtores de vinho. Chega a um ponto e o transito comeca a incomodar mas e tambem ai que se entra numa ciclovia que me levou ate ao centro por um caminho sem carros que segue uma antiga linha de comboio. Cheguei pois a Nelson ainda antes das duas e meia da tarde.

O backpacker de Nelson e tambem uma casa, gerida por um casal de canadianos reformados, que puseram metade dos hospedes a cantar, guitarrar e ate havia um percussionista a serio com tambores. Parecia uma sessao de escuteiros para adultos :)

Mantem-se a minha admiracao com o funcionamento civilizado destas "pensoes" em que a sensacao e de se ser hospede em casa de conhecidos, cozinhando, lavando loica etc. E surpreendente como as pessoas se "portam bem": de facto esta sempre tudo arrumado e limpo, nao ha barulho, as conversas sao na maioria agradaveis e interessantes. Esta-se a anos luz do ambiente "caotico" dos albergues dos nossos tempos de interail. E verdade tambem que a idade media de frequentacao e bastante maior, mas mesmo assim e aqui que ficam tambem os jovens.

Como cheguei tarde a cozinha, houve alguem que, estando sozinho, tinha cozinhado para 3 e ofereceu-me o jantar. Vou ter de comecar a fazer isto de forma sistematica :) Um bretao, encantador que estava a trabalhar e fazer windsurf na ilha do norte. Tinha acabado de comprar uma velha bicicleta por 20 euros e decidido ir dar uma volta pelo pais. Em contrapartida estou a tentar arranjar um ou dois pequenos problemas mecanicos dele.

Finalmente, fiz aqui uma pausa enquanto tento organizar dois ou tres dias de kayak. E uma vila simpatica e ando-me a deliciar nas 4 livrarias. E nos cafes. Ha um que tem 5 ou 6 lindas Lambretta's restauradas penduradas na parede. Eu sempre disse que bons scooters sao objectos com valor estetico independente das capacidades dinamicas :)

E pronto, ja so tenho dois dias de estrada entre mim e o ferry para Wellington de onde apanharei o aviao para casa no dia 10. De vez em quando, vem-me a cabeca que tenho de me comecar a mentalizar para um regreso a vida "normal", mas sao pensamentos rapidos e muito fugidios.

No comments: